Blog




Lesões de pele comuns no verão

Lesões de pele comuns no verão

Com a chegada do verão ficamos mais expostos aos raios ultravioleta durante as atividades de rotina, como ir ao trabalho ou encontrar amigos, e nos finais de semana a exposição ao sol, torna-se ainda maior, pois os programas incluem piscinas, praias e esportes ao ar livre, o que acarreta  prejuízos  para a pele.  Nesta época do ano, algumas doenças da pele ocorrem com maior frequência e causam um grande desconforto. 

- As micoses superficiais, também conhecidas como “Pano Branco”, estão entre as mais frequentes.  Trata-se de manchas brancas, às vezes descamativas, que acometem costas, nuca, ombros, tórax anterior e abdome.São bem visíveis após bronzeamento da pele, e geram desconforto enorme devido a aparência. 

-A acne solar é outra patologia bastante comum no verão, devido ao aumento da oleosidade da pele, seja pelo uso excessivo de produtos, como protetor solar com óleos na formulação, ou a própria exposição prolongada ao sol. As pápulas e pústulas surgem em toda a face, principalmente em áreas como a testa e o queixo. Estas lesões devem ser tratadas de forma adequada para não resultarem em manchas escuras na pele. 

-As "brotoejas" também são frequentes neste período do ano. Algumas crianças e até adultos apresentam lesões em pápulas  minúsculas, em grande quantidade. São mais comuns em áreas de dobras. Em alguns casos coçam bastante, ocasionando ferimentos por escoriações.

Muitas pessoas observam  durante o verão, o surgimento  de manchas na face e no colo,  ou escurecimento de manchas já existentes. Estas manchas, muitas vezes “Melasma”, tendem a agravar durante a exposição solar. O tratamento deve ser o mais precoce possível. Para viver o verão sem doenças na pele, o ideal é evitar exposição prolongada e  direta ao sol, aplicar o filtro solar  com frequência, preferir banhos frios para higiene completa da pele e ingerir grande quantidade de água filtrada.

Fonte: Dra. Adriana Lemos CRM 32.011| Dermatologia Estética e Terapia Capilar

Endereço
  • Avenida Juscelino Kubitschek, 474, Centro - Betim

  • (31) 2571-2575

  • . (31) 98524-2086

CLÍNICA

x

Atendimento via WhatsApp

Atendimento via WhatsApp